RAM

Assim como a mesa, quanto maior a memória RAM, maior sua capacidade de trabalho. Mas a capacidade da mesa é medida em área. Quanto maior a área da mesa, mais livros cabem e mais rapidamente se faz o trabalho. Já a capacidade da memória RAM, mede-se pelo fluxo de bits suportados nas operações, ou seja para se acessar uma grande quantidade de memória no HD de uma só vez, como muitos programas atuais exigem, é necessário uma grande quantidade de memória RAM. São estes, portanto, os megabites ou gigabites que aparecem nas configurações

A Evolução das memorias

SIMM

A memória SIMM (Single In-line Memory Module) é um tipo de módulo de memória contendo RAM usada em computadores do início da década de 1980 até fins da década de 1990. 

SIMM 30pin 16MB 

DIMM

Diferencia-se do DIMM (Dual In-line Memory Module), o módulo de memória de hoje em dia, pelo fato dos contatos em um SIMM serem redundantes em ambas as faces do módulo. 

Os pentes DIMM de memória estão divididos basicamente em dois tipos: SDR SDRAM e DDR SDRAM.

São classificadas também de acordo com a quantidade de contatos (ou pinos) que possuem: a SDR SDRAM possui 168 contatos , a DDR SDRAM 184 contatos , DDR2 SDRAM, 204 contatos, DDR3 SDRAM 240 contatos e a DDR4 SDRAM 288 pinos . 

Ao contrário dos arranjos de memórias SIMM, estes módulos possuem contatos em ambos os lados do pente, e daí veio o termo DIMM. São módulos de 64 bits.

SDRAM

DDR, DDR2, DDR3 e DDR4 são memórias do tipo SDRAM (Synchronous Dynamic Random Access Memory) isto é, são síncronas, o que significa que elas usam um sinal de clock para sincronizar suas transferências. DDR significa Double Data Rate ou em português, Taxa de Transferência Dobrada, e memórias desta categoria transferem dois dados por pulso de clock. Em outras palavras, elas conseguem obter o dobro do desempenho de memórias sem este recurso trabalhando com o mesmo clock .

Tensão de Alimentação.
- Memórias DDR são alimentadas com 2,5 V;
- Memórias DDR2 são alimentadas com 1,8 V;
- Memórias DDR3 são alimentadas com 1,5 V;                                                                - Memórias DDR4 são alimentadas com 1,2 V; 

Latência.
É o tempo que a memória precisa para esperar entre a requisição de dado e sua efetiva entrega. É muito importante optar sempre por módulos com a menor latência possível.
Os valores mais comuns de latência são:
DDR - Latência 3;
DDR2 - Latência 5;
DDR3 - Latência 7;                                                                                                    DDR4 - Latência 10;

Aspectos Físicos:

DDR - 184 Pinos;
DDR2 - 240 Pinos;
DDR3 - 240 Pinos;                                                                                                    DDR4 - 288 Pinos; 

As diferenças entre as DDR'S

Inicialmente, precisamos lembrar que esses processadores trabalham com duas medidas de processamento: o clock interno e o externo. O clock interno está se referindo a frequência máxima que a CPU consegue trabalhar. O clock externo, por sua vez, é a velocidade de transferência dos dados para o barramento principal da máquina. Geralmente, o clock interno é muito maior que o externo. Com a evolução tecnológica, as memórias existentes tiveram que ser atualizadas. 

DDR1

Deste modo que surgiu a DDR 1. Com a DDR1, foi possível transferir 2 dados ao invés de um, e deste modo, dobrando a frequência de 200 para 400Mhz. 

DDR2

Em comparação com a DDR 1, a velocidade de transmissão da DDR 2 dobra pois, um pente de memória é capaz de transmitir 4 dados por ciclo de clock. Deste modo, é possível que os dois dados sejam transmitidos na borda de subida e os outros dois na borda de descida. 

A DDR 2 abre uma grande vantagem em relação a DDR 1 no que diz respeito a gerencia de energia. 

Esta mudança faz com que a DDR 2 não sofra interferências eletromagnéticas e consumo elevado de energia. Como vimos, a DDR2 possui o dobro de velocidade em relação a DDR 1. No entanto, a DDR 2 apresenta alguns problemas de latência, podendo atingir quase o dobro da DDR 1. 

A latência na leitura de uma DDR1 é de 2 ou 3 ciclos. No entanto, na DDR2, o valor sobre para 4 entre 6, o que diminui um pouco a sua vantagem em relação a DDR1.

DDR3

A DDR 3 é a evolução da DDR 2. Novamente o avanço tecnológico obrigou o aperfeiçoamento das memórias. O que antes era suficiente, agora precisa de mais velocidade. 

O grande diferencial da DDR 3 comparando a sua antecessora é o aumento da capacidade de comunicação ter aumentado oito vezes o valor do clock da memória, com transmissão de oito dados por pulso de clock. 

A sua latência também está maior, porém, não chega ao dobro da anterior.

As memórias DDR3 precisam de uma tensão de alimentação menor do que as memórias DDR2, e estas, necessitam de uma tensão de alimentação menor do que as memórias DDR. Assim, as memórias DDR3 consomem menos energia do que as memórias DDR2, que por sua vez consomem menos energia do que as memórias DDR. 

DDR4


Com DDR3 atingindo seus limites em um mundo que exige melhores desempenhos e maior largura de banda, a nova geração de DDR SDRAM já chegou. A DDR4 oferece melhor desempenho, maiores capacidades DIMM, maior integridade de dados e menor consumo de energia.

Alcançando mais de 2Gbps por pino e consumindo menos energia do que a DDR3L, a DDR4 proporciona até 50 por cento de aumento no desempenho e na largura de banda e, ao mesmo tempo, reduz o consumo de energia de todo o seu ambiente de computação. Isso representa uma melhora significativa em relação às tecnologias de memória anteriores e uma economia de energia de até 40 por cento.

Além do desempenho optimizado, computação de baixo custo e mais ecológica, a memória DDR4 também oferece verificações de redundância cíclica para maior confiabilidade dos dados, detecção de igualdade no chip para verificação da integridade de transferências de comando.

Visão geral da Tecnologia 

Visão geral das Especificações 

Observe as diferenças subtis entre os módulos DDR3 e DDR4.

Diferença no encaixe da chave

O encaixe da chave do módulo DDR4 está em um local diferente do encaixe da chave do módulo DDR3. Ambos os encaixes estão localizados na borda de inserir, mas o local do encaixe no módulo DDR4 é ligeiramente diferente, para evitar que o módulo seja instalado em uma placa ou plataforma incompatível.

Maior espessura

Os módulos DDR4 tem uma espessura ligeiramente maior do que os DDR3, para dispor mais camadas de sinal.

Borda curva

Os módulos DDR4 apresentam uma borda curva para ajudar na inserir e aliviar o stress no circuito impresso durante a instalação da memória.

© 2018 Agência R-P-Evoluções. Rua do Ouro 797, 4150-555 Porto
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora